sábado, 12 de dezembro de 2015

Relacionamento entre pais e filhos



Pais & Filhos


O que dizer sobre esse assunto? O que falar sobre pais e filhos? Na verdade isso é um assunto muito complicado de se tratar, pois cada família tem sua maneira de viver. Mas a Bíblia nos dá lições sobre como os pais devem tratar os filhos e como os filhos devem tratar seus pais.


Vamos primeiro falar com os pais;


Em Provérbios capítulo 22 e versículo 6 a Palavra de Deus nos exorta dizendo; “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”. A palavra é bem clara e direta para os pais; Onde que ela adverte que: “os pais devem educar a criança no CAMINHO em que ela deve andar...”.


De certo que, o Único CAMINHO que a criança deve andar é crescendo, aprendendo e conhecendo a Jesus Cristo; pois Ele mesmo fala em João capítulo 14 e versículo 6: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”.


Por isso, é preciso que os pais eduquem seus filhos no Caminho; levando eles a igreja; mostrando a Grandeza de Jesus e o que Ele representa para nossas vidas; ensinando a orar à Deus e mostrando que é preciso Ter Temor e Reverência perante ao nosso Deus;


Com certeza isso não é um trabalho fácil, mais valerá a pena, pois eles não vão se desviar desse Caminho; pois estarão firmados em Cristo quando crescerem.


Entretanto, os pais precisam de TEMPO para seus filhos, para Conversar, para Ensinar, para Exortar; Caso contrário os filhos vão crescer sem estrutura, ou seja, sem uma base familiar.


 Além disso, os pais precisam de muito CUIDADO com suas atitudes perante aos filhos, pois os filhos se espelham nos pais como um exemplo de viva e serão no futuro o que os pais são no presente.


Ai onde eu pergunto pra vocês pais... Qual imagem vocês estão passando para os seus filhos? Vocês tem tempo para eles? Vocês realmente tem acompanhado o crescimento deles?


São perguntas duras de responder não é? Mas também isso nos leva a reflexões profundas sobre o verdadeiro papel dos pais para com os filhos. Será que ser pai é só trabalhar para pôr comida em casa? Digo que o papel dos pais é mais do que “colocar comida em casa” e sim FORMAR cidadãos para um futuro próximo. E com certeza só conhecendo a Verdade a Palavra de Deus que os pais vão ter base para educar seus filhos corretamente.


Vamos aos filhos agora;


Em Êxodo capítulo 20 e versículo 12 em seu Quinto Mandamento o Senhor Deus ordena: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá”. Como lá no começo, aqui também essa passagem é bem clara aos filhos, onde que não há um meio termo.

Nós como filhos precisamos Honrar nossos pais independentemente de qualquer coisa. De certo que, isso é um dos Mandamentos que Deus nos deixou.


No dicionário a palavra Honra significa; Consideração a alguém; Sentimento de Dignidade própria que leva ao homem procurar merecer a Consideração Geral”.  Agora pergunto a vocês filhos...


Vocês têm honrado seus pais? Vocês dão o respeito devido a eles? Como são seus comportamentos perante e longe deles? Pois honrar o pai e mãe não é só necessariamente na presença deles e sim também quando eles não estiverem presentes. Além dos pais que temos aqui na terra, temos Um Pai no Céu... E será que temos verdadeiramente o Honrado com nossas atitudes?


Bem essas perguntas se refletem para sua e para a minha vida também; pois quantas das vezes eu tratei mal meus pais com minhas atitudes.

Lembro-me de um episódio que irei descrever para vocês: Certo dia, minha mãe queria me levar em um lugar, mas eu não queria ir com ela, mas como mãe sempre insiste; ela queria que eu fosse, foi quando eu me irritei e falei grosseiramente com ela exclamando; “Há mãe não enche, eu não vou!”. Ele por sua vez olhou para mim com o rosto triste e falou: “Tá bom filho que Deus te abençoe”. E foi embora...

Essa imagem fica na minha mente até hoje, pois nós como filhos às vezes não Valorizamos os nossos pais que tanto sofrem para cuidar de nós.


Bem... É preciso de uma conscientização geral, tanto dos pais como dos filhos para aprendermos a crescer juntos em unidade. A família é um Presente que Deus nos deu, pois só quem convive com a gente sabe realmente quem somos.


Digo a vocês pais ensine seus filhos no Caminho certo, dê carinho a eles, pois às vezes o maior presente que você possa dar ao seu filho é o Amor e a dedicação em educa-lo;


Do mesmo modo digo ao filho para honrar seus pais, pois isso é Um Mandamento de Deus; Procure sempre entender seus pais, pois eles querem sempre o melhor para você. Devemos aproveitar cada instante que passamos com a nossa família, pois tudo pode voltar nesta vida, Menos o tempo perdido.


Hoje você possa ter, mas quem sabe amanhã não tenha a Oportunidade de dizer: “Eu te Amo”.


Bem espero que estas simples palavras faça você caro leitor refletir sobre sua vida, seja você “pai ou filho” e espero de coração que haja uma mudança em seu relacionamento com sua verdadeira família. 



Saiba que ainda a tempo de se alegrar e ser realmente feliz com sua família e principalmente com Jesus Cristo O Autor e Consumador da Nossa Fé.


Que Deus vos abençoe Grandemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário